Visite Nossa Loja

Série 365 perguntas e respostas para a Meliponicultura Sustentável da Jandaíra (Melipona subnitida) nº02

Qual a razão para uma colônia recém formada que está com uma baixa população de abelhas e um estoque de alimentos ( mel e saburá) razoável, reduzir o consumo do suplemento energético?

Colônias recém formadas passam por picos em que há bastante operárias até chegar um momento em que ocorre naturalmente a redução das mesmas por questões biológicas como ( o fim da vida útil, predação e outros). Neste manejo almejamos que ocorra um equilíbrio entre a postura e a emergência de operárias. As operárias formam a casta trabalhadora da colônia que resulta em dar conta de todas as funções. No questionamento acima a rainha iniciou a postura mas a quantidade de abelhas adultas está mínima , contribuindo para a diminuição da força de trabalho e o “consumo” do suplemento energético colocado no interior da colmeia.

Vale ressaltar que há necessidade de inspecionar outras colônias para averiguar se houve a diminuição do consumo deste suplemento, caso isso ocorra nas demais colônias é possível que outro fator esteja influenciando, como exemplo: o surgimento de floradas. Sugerimos para esse caso a diminuição da quantidade do suplemento ofertado para que não ocorra desperdício e não gere impacto nos custos de produção, bem como o monitoramento da colônia para que haja o desenvolvimento pleno da mesma e não se esqueça de quando estiver no período de grandes floradas, remover o conteúdo que outrora foi adicionado nas colônias, pois trata-se dos resquício de arraçoamento e por isso não poderá ser colhido e comercializado como mel de Jandaíra.

E se precisar de consultoria temos o suporte que necessita.

https://www.youtube.com/watch?v=G5fKvyhl-2k&ab_channel=mangangaproduto