Visite Nossa Loja

Mangangá Lança o Projeto Social Guardiãs das Jandaíras

O antropeceno vem se destacanto como um período marcado pela extinção em massa de seres vivos, dentre eles as abelhas que são importantes polinizadores no ecossistema da Caatinga.

De cada 10 alimentos produzidos na agricultura, 7 precisam da polinização realizadas pelas abelhas, dessa forma, preserver as abelhas nativas, como a Jandaíra (Melipona subnitida) é garantir um meio ambiente em equilíbrio com o potencial para produção de alimentos no entorno das áreas agrícolas.

As relações sociais, o sistema político, econômico e cultural denotam uma subordinação das mulheres em relação aos homens e tratada como natural, como imutável tem sido uma das maneiras de manter à opressão sobre as mesmas. No Rio Grande do Norte o número de mulheres na Meliponicultura ainda é baixíssimo, nesse sentido, Em Março deste anos lançamos o projeto “Guardiãs das Jandaíras”. Este projeto busca contribuir para a minimização deste cenário, tão necessária à essa situação de modo, a gerar renda e possibilitar inclusão social e de  saúde, por meio do labor com as abelhas e  a preservação ambiental.

A safra 2024/2025 teremos como parceiras sociais 15 mulheres das comunidades rurais do Sítio Carmo e Mulunguzinho.

Atualmente o projeto está no seu 3º encontro de um total de 12, uma vez que é realizado mensalmente no HARAS FVF que é um parceiro nessa jornada. Cada participante receberá 1 colônia de Abelhas Jandaíras, estão aprendendo técnicas preconizada por nossa empresa que são norteadas dentro dos princípios da Agroecologia, tendo a Agricultura Biodinâmica como cerne no manejo do Ser Abelha.

O investimento de R$14.450,00 é resultado do lucro da empresa atribuídas a comercialização dos produtos que cada cliente, de maneira consciente contribuiu.

A meta da empresa é criar uma rede de meliponicultoras que protegerão abelhas nativas do Rio Grande do Norte, atrelando as questões sociais, ambientais e econômica. As guardiãs das Jandaíras ajudarão no processamento de meliprodutos e a Mangangá fornecerá aos clientes de sua rede.

A rentabilidade da atividade será almejada a partir do quinto ano de criação e até lá, espera-se  multiplicar o número de mulheres inseridas neste programa.

Somos gratos a todos vocês que colaboram com nossa empresa, gostaria de comunicar que  cada produto comercializado em 2024 tem mais um fator de impacto social, pois as Guardiâs das Jandaíras estão nessa proposta que liga o social, o ambiental e o econômico. Nossa Gratidão!