Visite Nossa Loja

Guardiões de Polinizadores, uma estória inspirada na obra ” A república” do Filósofo Platão

A MANGANGÁ PRODUTOS é uma empresa que incentiva as pessoas a criarem abelhas nativas sem ferrão em casas, apartamentos e áreas rurais.

As famílias, ao adquirirem uma colônia de Jandaíra (Melipona subnitida) pela empresa, recebem o título de “guardiões de polinizadores”, tal terminologia está embasada na figura do guaridão, encontrado no livro III da república de autoria do filósofo Platão. Neste livro, os personagens Sócrates, Adimanto e Glauco pensam na organização de uma cidade ideal, “Kallipolis”, dividida em três classes e que, para funcionar perfeitamente, essas três classes precisam operar em harmonia, assim como opera uma colônia de abelhas sociais! Na ocasião em que discorro essa comparação, me vem em mente a convicção de que Platão, além de filósofo, parecia que apreciava as abelhas, será que também era apicultor ?

Os guardiões no livro, pertenciam a 3º classe social da cidade e seriam os governantes. Deveriam estudar por 50 anos e se dedicar a razão e ao conhecimento. No nosso projeto, o guardião de polinizadores precisa se dedicar a criação e por isso nossa empresa fornece condições para esse processo fértil, já que eles são responsáveis pela tutoria de nossas queridas abelhas nativas, tendo para isso, a capacidade de se reunir periodicamente e estudar, aflorando o senso crítico dentro da prática da meliponicultura em prol de melhorar seu manejo para trazer bem estar as colônias de abelhas.

Ao longo de 4 anos nessa jornada empreendedora conseguimos identificar alguns impactos positivo nesta relação: empresa/cliente. Em 2019 formamos 89 guardiões de polinizadores que protegeram 219 colônias, em 2020 subimos para 107 guardiões e protegemos 452 colônias, 2021 foram 130 que preservaram 883 colônias e 2022 136 guardiões protegeram mais de 1.000 colônias de Abelhas nativas Sem Ferrão. Para 2023 a empresa pretende atuar com 150 guardiões de polinizadores que juntos preservarão 1.500 colônias de abelhas nativas.

Além de inventariar e acompanhar as colônias de abelhas, em 2020 iniciamos a contabilização de outra variável intitulada “espécies vegetais plantadas pelos guardiões de polinizadores” e os resultados são maravilhosos como 1.417 neste ano e 1773 em 2021.

É perceptível o quanto a empresa amadureceu neste curto espaço de tempo e a cada ano inovamos para poder contribuir por uma meliponicultura sustentável que respeite o Ser Abelha e consolide arranjos produtivos locais.

O livro A República de Platão é uma obra atemporal que traz no cerne assuntos inerentes a política, a imortalidade da alma, a educação, o bem e a justiça, sendo a essência dos programas da empresa, é por isso que todo Guardião de polinizadores é um meliponicultor mas nem todo meliponicultor é um guardião de polinizadores