Visite Nossa Loja

Bee vitas res

De acordo com a FAO, as abelhas são importantes geradoras de alimentos, responsáveis por 85% da polinização dos vegetais nas florestas e 70% das culturas agrícolas, isso significa que de cada 10 alimentos produzido na agricultura e que chegou na nossa mesa, 7 precisaram das abelhas. Eis um fato pelo qual sou grato ao Criador, aos campesinos e aos seres abelhas que ajudam nesta honrosa missão e se você realizou ao menos uma refeição hoje, deverias ser grato a elas também.

O Ser Abelha foi declarada pela Royal Geographical Society de Londres animais insubstituíveis e por isso um dos mais importantes. Em 2022 o Brasil assinou o “Tratado de Preservação das Abelhas, durante G5, isto porque esses animais tem gerado uma preocupação mundial, devido ao seu desaparecimento e sua grande necessidade para geração de alimentos às populações da terra, já que as abelhas são consideradas fundamentais para os agroecossistemas.

Mas escrever sobre as abelhas no antropoceno requer um exercício contínuo de prática e reflexão ou de reflexão e práticas, devo mencionar que essa ordem não altera a fundamentação da ideia. É necessário “orar com as mãos, como argumentava Blavatsky, filósofa precursora da Teosofia que contribuiu de maneira bela para o desenvolvimento de nossa humanidade. Ou como está no evangelho de Mateus no capítulo 7, “pelas suas obras vos conhecereis”. As metáforas acima nos mostram o quanto nossas atitudes precisam se alinhar as ações.


No RN as abelhas não só sofrem com as ações danosas provocadas pelo uso irracional de agrotóxicos, desmatamentos e queimadas como são vítimas de EXTERMÍNIO impostas por alguns municípios com a chancela do estado por meio de algumas instituições e pela iniciativa privada. Isso reforça cada vez mais a hipótese de que as “políticas de promoção ao meio ambiente”, preconizado pelos setores e que estão em suas páginas de internet não são exequíveis.

No Brasil, alguns estados tem se tornado consciente da importância que as abelhas possuem para o meio ambiente e para sociedade, como exemplo, temos a ação positiva que o Ministério Público do Rio Grande do Sul, que por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, realizou junto ao Corpo de Bombeiros Militar, atualizações no Procedimento Operacional Padrão (POP) da corporação no que tange ao atendimento de ocorrências envolvendo a existência de abelhas dando as abelhas condições a vida e não ao EXTERMÍNIO.

Ou o exemplo da EMATER -DF que por meio dos técnicos, treinou o corpo de bombeiro para atuar de maneira mais racional, de modo que as abelhas pudessem ser incorporadas ao meio ambiente.

É paradoxal acompanhar a importância de uma corporação que ajuda a manter a vida de Humanos, de Cavalos, Gatinhos e Cachorros levar diariamente a morte para milhares de abelhas.

É angustiante ler um relatório de um órgão que tem na sua missão “Promover a política ambiental do Rio Grande do Norte, visando o desenvolvimento sustentável, aproveitando as potencialidades regionais em busca da melhoria, autorizar a eliminação de 50 colônias em Postes das redes de eletricidades, sugerindo apenas que fechem os mesmos e que envie relatórios sobre a atividade, será que esqueceram de estudar a lei 9.605/98 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente ?

Pois é, no RN as vidas das abelhas estão sendo contadas em “relatórios, talvez para estatísticas de um instituto que tem uma missão controversa, cadê as compensações desse passivo ambiental ou melhor desse crime ?

Se vive um Brasil dual, um Brasil em que na cidade de Curitiba se comemora o dia da abelha e no RN, cidades que circula lembrete de EXTERMÍNIO delas.

Atitudes como esta nos faz clamar por uma audiência pública que seja capaz de trazer além do Ministério Público do Meio Ambiente, outros parceiros interessados a somar na proteção das abelhas, dando a elas o direito à vida.

Hoje, dia 25 de Agosto de 2023 é um dia de LUTO e de LUTA para que os polinizadores nativos, exóticos e domésticos tenham a chance de desempenhar seus papéis sem ter suas vidas ceifadas por conta de nossas condutas, para quem ainda não compreendeu o título em latim, segue a dica a vidadas abelhas importa
.