Visite Nossa Loja

Série 365 perguntas e respostas para a Meliponicultura Sustentável da Jandaíra (Melipona subnitida) nº04

Qual o momento ideal para a suspensão da suplementação energética e proteica de uma colônia e a retirada do “pseudo mel” de Jandaira para que então ela passe a produzir o mel puro da espécie?

Tudo inicia-se a partir da compreensão da dinâmica de produção e estocagem de mel pela Jandaira (Melipona subnitida), ela costuma coletar o máximo de recursos forrageiros ( néctar e pólen) que são convertidos em mel e em saburá no 1°semestre do ano, com pico de coleta nos meses de Abril, Maio e Junho, tais informações são válidas para área de clima semiárido. A coleta massal de recursos servirá para usufruir do estoque durante o período de escassez de forrageamento que ocorre no segundo semestre do ano, importante salientar que em áreas bem conservadas ainda ocorre pequenas floradas do extrato arbóreo (árvores como Juazeiro, Aroeiras e Ipês).


As colônias conseguem estocar até 1.8 litros, contudo, existem Variações de produção que vai de 0.25 l até 2.6 l ( informação pessoal), essa variação está intimamente relacionada com a concentração de chuvas, nessa variável prevalece a regra de: nem muita chuva, nem tão pouca, pois os extremos implicarão no comprometimento de baixo resultado na produtividade de mel.

Algumas etapas foram estabelecidas ao longo dos 16 anos de experiência com o manejo dessa espécie. Nesse momento vamos compreender quando iniciar a suplementação: Após o manejo de extração de mel, o criador devera montar sua estratégia de arraçoamento (suplementação alimentar) que poderá iniciar no mês de agosto e ser suspendida até Abril. É importante destacar que esse planejamento poderá sofrer alterações entre os meses, isto porquê as revisões e as observações do criador (meliponicultor) são cruciais na tomada de decisão para cessar a suplementação, já sugerimos em breve adquirir nosso aplicativo que em breve será lançado. Para iniciar a suplementação devemos saber quantidade de mel coletado da colônia e dividir pelo números de semana até o mês de Abril (mês que encerraremos a suplementação), entre agosto a Março calculamos algo próximo de 24 semana, se a média de produção foi de 1.000 mL, ao dividir 1.000 mL por 24 semana temos um valor próximo a 40 ml de suplemento energético, no manejo da Mangangá recomendamos mel de abelha Africanizada.

Agora entra o conhecimento sobre botânica: Algumas plantas como a Malva, uma espécie herbácea da família das Steculiaceae e gênero Waltheria, entra seu florescimento pleno entre os meses de Março a Abril, se prolongando nos demais meses, essa planta faz parte do cardápio de nossas “garotas aladas”, concomitante ao conhecimento da fenologia de alguns vegetais, até chegar em Abril, se necessário ficar atento ao consumo do suplemento, pois certamente ele vai ser reduzido, esse comportamento é mais uma variável que devera ser observada, pois já indica a entrada de néctar pelas abelhas na colônia ( sso numa colônia devidamente acompanhada que não passou por algum estresse). Chegando em Abril coletamos todo conteúdo do suplemento alimentar energético que chamamos de “Pseudo Mel”, o que entrará na colônia, a partir desse manejo será oriundo do forrageamento das abelhas.

O resultado será demonstrado entre um intervalo de tempo que pode iniciar em Junho, Julho e finalizar em Agosto e será a coleta do mel puro da Jandaira. Alguns Meliponicultores fazem até 3 coletas nesse intervalo, já outros preferem uma coleta única.


Com Relação a Suplementação proteica, nossa recomendação é coletar de até 30% do estoque de saburá da colônia para que seja utilizado de maneira moderada no arraçoamento de novos enxames ou manter colônias que estejam necessitando, em último caso, poderá ser ofertado pólen apícola e ou saburá de outras espécies, Chamamos atenção quanto ao uso desse recurso para evitar transmissão de doenças como a “Loque Americana”.

Assim, esse conjunto de tentativas nos leva a compreensão da necessidade de uma suplementação racional, baseado numa estratégia de manutenção das colônias para que transpasse o período de escassez alicerçado na busca pelo bem estar colônia e de seu desenvolvimento pleno.

Para finalizar, se interessar a buscar mais conhecimento convidamos a participar de nosso curso ” Manejo de base ecológica da abelha Jandaíra” que está hospedada no site www.tendaeducacional.com.br